A empresa

A Pequena Central Hidroelétrica Rio do Braço tem como objetivo a geração de energia elétrica, a partir do potencial hidráulico do Rio do Braço, com 2 turbinas hidráulicas tipo Francis, de eixo horizontal, com potência instalada de 11,5 MW.

Ela se conecta ao sistema regional de distribuição, na tensão de 25 KV, através de linha de uso restrito com 8 quilômetros de extensão, interligada na “Linha Metalúrgica” da Light, concessionária de distribuição, que por sua vez está conectada na subestação de Rio Claro, no município de Rio Claro.

A PCH está localizada rio do Braço, na divisa dos municípios de Rio Claro (RJ) e de Bananal (SP). O eixo da barragem e a casa de força ficam no estado do Rio de Janeiro, em Lídice, distrito do município de Rio Claro, já o reservatório formado pelo barramento compreende terras do município de Rio Claro e de Bananal, estado de São Paulo e possui área total de 0,03653 hectare e uma Área de Preservação Permanente (APP) de 15 metros de largura.

Sua barragem tem extensão de 56,19 m e altura máxima de 13 m, nas coordenadas geográficas 7479439.55 N e 578117.18 E UTM SAD 69 (barramento principal), 30 metros a montante da foz do Rio Jararaca, é uma estrutura construída em concreto massa, com vertedouro do tipo galgável, sem comporta, ou seja, a água não turbinada passa por cima da estrutura principal, desce o paramento de jusante e segue o curso do rio. O volume total do reservatório na cota da crista da barragem (el. 840,0 m) é de 15.000 mil m3, sendo a profundidade média do reservatório de 6 m.

O projeto teve início em 2002, com a constituição da empresa Companhia Energética Serra da Carioca, que contratou a empresa projetista MEK Engenharia e Consultoria LTDA para o desenvolvimento do projeto. Posteriormente, no dia 7 de agosto de 2008, o projeto foi vendido para o Fundo de Investimentos FIP Brasil Energia, gerido pelo Banco BTG Pactual, que construiu o empreendimento, com início das obras em 2009.

Em 2006  foi emitida a Licença Prévia IBAMA LP 229 e  em 2007 a Licença de Instalação  IBAMA LI n⁰ 455. A Licença de Operação LO n⁰ 994 foi emitida pelo IBAMA  em 2011, logo antes da entrada em operação da usina. Em 22 de março de 2016 a LO foi renovada, com validade de 8 anos.

Em dezembro de 2020, o controle da PCH Rio do Braço foi transferido para o BTG Pactual Dividendos Infra (BDIV11), Fundo de Investimento em Participações em Infraestrutura.  

VISÃO

Ser uma referência no seu segmento, por atuar de forma eficiente e sustentável, garantindo a qualidade do serviço, o retorno de seus acionistas e a satisfação de seus colaboradores.

MISSÃO

Contribuir para o aumento da oferta energética nacional através de uma fonte renovável, gerando energia elétrica de forma eficiente e confiável, com rentabilidade e responsabilidade socioambiental.

VALORES

  • Ética e Comprometimento
  • Segurança, Saúde e Bem Estar
  • Sustentabilidade
  • Estímulo à Educação Continuada

Localização

A barragem fica na divisa dos municípios de Rio Claro (RJ) e de Bananal (SP). O eixo da barragem e a casa de força ficam em no Distrito de Lídice, município de Rio Claro-RJ e o reservatório, na divisa  dos municípios de Bananal-SP e Rio Claro-RJ.

O acesso à área da PCH é feito pela Rodovia BR-116, Presidente Dutra, até Barra Mansa e pela RJ-155 em direção a Rio Claro. Na altura do km 33, pega-se a saída à direita de quem vem de Rio Claro no sentido de Angra dos Reis e daí segue-se por 8 km em estrada de terra, seguindo o curso do Rio do Braço.

Este site não coleta cookies e usa dados pessoais de acordo com o nosso Aviso de Privacidade . Para mais informações, consulte AQUI. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.